Make your own free website on Tripod.com








Telescópios - mecânica e óptica

PIcGOTO














HOME | Lyot | Espelhos de Aluminio | PIcGOTO | PROJETOS 1 | ÓPTICA | DICAS | P.E. | PROJETOS 2 | LINKS | CONTATO





Equatorial Germânica com PIcGoto

picgotocontrole.jpg
















.
 

PIcGOTO:
 
Primeiramente quero dar os parabéns a Angel Caparrós o criador do excelente PIcGOTO, e também por disponibiliza-lo a todos que queiram construí-lo sem fins comerciais.
PIcGOTO e suas principais características: Sistema baseado em microcontrolador capaz de controlar com precisão em micro passos os movimentos dos eixos de A.R, e Declinação. Possui também saída para o contrôle do focalizador. Opera em plataforma Windows, o que permite liberar o computador para outras funções como aquisição e tratamento de imagem.
Possui a grande vantagem, que se preciso, de poder operar sem o computador através de um handpad, bastando apenas em um primeiro momento carregar os parâmetros no microcontrolador do PIcGOTO através da aplicação PIcGOTO Server.
O software é compatível com protocolo LX200 podendo operar com vários programas de planetários, captura de imagem e autoguiado.
Conecta-se diretamente a Cartes du Ciel e Astrosnap. Com protocolo Ascom pode usar The Sky, Skymap, Desktop Universe, Astroart. Para autoguiado suporta webcam USB ou camêra de vídeo. Implementa ainda um servidor de rêde. Aceita também contrôle dos motores através de GamePad, conectado na USB, o que é muito prático para o ajuste de foco, sem precisar ficar controlando  pelo desktop.
 
A construção do PIcGOTO: 
 
Todos os arquivos e circuitos estão em : http://es.groups.yahoo.com/group/Picgotogroup/  além da valiosa ajuda de Angel Caparrós e dos associados.
No meu caso a fabricação das placas  dos circuitos, foi feita com a técnica de silkscreen, um método que já estou acostumado, porém um pouco mais trabalhoso .  Existem métodos mais simples como por  exemplo:  http://www.sysameri.com/marcelo/placa.htm  .
O microcontrolador usado é um pic 16F628A que deverá ser gravado com um dos arquivos hex disponível no Picgotogroup. O ideal é montarmos um pequeno gravador como o TE20 http://www.geocities.com/acicuecalo/circuitos/Te20se/TE20.htm .
O programa de gravação é o IC Prog  http://www.ic-prog.com/  .
 
 

pigotoserver1.jpg

Versão própria de placa: 
 
. A pcb em escala precisa para confecção da placa encontra-se no diretorio de arquivos do picgotogroup;  http://es.groups.yahoo.com/group/Picgotogroup/ sob a forma de arquivo pdf ( picgoto mosfet 6A ) O layout da placa com os componentes pode ser visto abaixo :

unipolarmosfet6a.jpg

picgotmosfet6a.jpg

picgotomosfet6a.jpg

picgotomosf6a.jpg

picgotomontado.jpg
















Enter supporting content here