Make your own free website on Tripod.com








Telescópios - mecânica e óptica

Dicas














HOME | Lyot | Espelhos de Aluminio | PIcGOTO | PROJETOS 1 | ÓPTICA | DICAS | P.E. | PROJETOS 2 | LINKS | CONTATO





Dicas e sugestões:




























medidordeangulo.jpg

angulo1.gif

.

.

6 - Cortando circulos na serra tico-tico com perfeição:                    

Uma das melhores ferramentas para o hobbysta que trabalha com madeira é sem duvida a serra ticotico. Com ela podemos cortar facilmente curvas e circulos, porém cortar um circulo perfeito com essa ferramenta nem sempre é tão facil. Vai aqui um modo simples de cortar circulo com perfeição, com esta ferramenta: Parafuse a base da ticotico em uma regua de madeira fazendo primeiramente um corte lateral o suficiente para a serra encaixar dentro da madeira ( regua com pelo menos 15mm de espessura ). Faça um furo na regua, distanciado da serra, igual ao comprimento do raio do circulo a ser cortado. Faça também um pequeno furo na madeira a ser cortada o suficiente para introduzir a serra. Com a serra no orificio , parafuse a regua na madeira através do furo centro do raio. Agora é só ir cortando o circulo, sem fazer muita força e com uma mão segurando a serra e com a outra girando a regua. Dependendo da espessura da madeira do tipo de serra que estamos usando ou até da pressão colocada no corte, pode ser que no final os cortes não se encontrem, isso devido a uma tendencia da serra entortar lateralmente durante o corte.  Nesse caso o disco sairá levemente espiralado. Não há o que desesperar nesse caso, isso é facilmente corrigido colocando um encosto lateral de madeira na serra,  preso por baixo na regua. É só dar uma repassada novamente no circulo já cortado, que agora sairá perfeito. As imagens abaixo deixam mais claro o processo.

cortandocirculoa.jpg

cortandocirculob.jpg






  1. Colimação: Uma colimação para ficar perfeita, necessita que o eixo óptico do espelho primário esteja bem alinhado com o eixo geométrico do tubo. Para isso , faça o seguinte: Em uma fôlha de papel semitransparente, desenhe um círculo do diâmetro do tubo, e em seguida uns 3 ou 4 circulos concêntricos menores e faça em seguida um furo de uns 10mm no centro dos círculos. Retire a aranha com o secundário e prenda a fôlha com os círculos bem centrados na boca do tubo. Olhe pelo orifício da fôlha  e veja os círculos refletidos no espelho. Ajuste o espelho para que os círculos fiquem bem centrados. Dessa forma o espelho estará alinhado com o eixo do tubo.  Agora é só recolocar o secundário e continuar com os procedimentos normais de colimação.
  2. Buscadora: Uma boa buscadora pode ser feita com um desses binóculos prismáticos encontrados no comércio de rua. Existem modêlos de 50mm que podem ser adquiridos na faixa de 50 reais. São binóculos acromáticos com correção apenas  para uso terrestre, mas para uma buscadora êles são mais que suficientes. Alguns modêlos que imitam os modêlos militares, vem com as oculares já reticuladas.Com um binóculo dêsses, você poderá fazer duas buscadoras, inclusive usando o prisma para deixar a visão mais confortável a 90 graus, ou senão fazer só uma buscadora e ficar com uma ocular de pequeno aumento de reserva, que funciona muito bem em telescópios de foco longo.
  3. Corte de tubo de pvc: A dificuldade de se cortar um tubo, é que a medida que vamos cortando, normalmente o corte vai saindo do esquadro. Para que o corte fique reto a 90 graus , faça o seguinte: Enrole um papel cartão ou cartolina em volta do tubo onde vai ser o corte. Junte bem as pontas e risque o tubo. Vá cortando o tubo de preferência apoiado num canto a 90 graus; e a medida que corta, vá virando o tubo. Dessa forma o corte sairá perfeitamente no esquadro.
  4. Limpeza de espelho:  Um dos problemas ao se lavar um espelho são os arranhões que fatalmente surgem ao se tentar limpar ou enxugar a superfície do mesmo com pano, algodão, ou papel macio. Uma boa alternativa para a limpeza, é a seguinte: Deixe o espelho com a superfície aluminizada virada para baixo, em uma vazilha com água filtrada ou destilada misturada com detergente neutro por algumas horas, para que solte a sujeira impregnada . O nível da água deve ser o suficiente para deixar imerso apenas a superfície aluminizada. Depois de algumas horas deixe o espelho em pé e jogue bastante água para tirar toda solução de detergente.  Deixe a água escorrer e em seguida com um pequeno compressor de ar, vá retirando as gôtas presas na superficie com pequenos jatos de ar e muito pouca pressão, até que toda superficie fique completamente sêca. Se você não dispõe de um pequeno compressor de ar, um secador de cabelos com função ar frio também funciona. Dessa forma o espelho ficará completamente limpo sem que tenhamos de tocar em nenhum ponto de sua superfície.
  5. Medidor de ângulo:  Um medidor de ângulo simples e muito útil para medir por exemplo o ajuste de latitude do eixo de ascenção reta do telescópio, pode ser construido imprimindo-se o círculo com graduação +- 90 graus acima ( salve a imagem e imprima ). O círculo deve ser colado em um semidisco de madeira que será parafusado em um sarrafinho 20mm x 20mm. O ponteiro por exemplo pode ser feito de um raio de bicicleta com um pequeno contrapêso na parte inferior. Depois de pronto, coloque o medidor na borda de uma superficie  nivelada e calibre o ponteiro para zero.

 

 

 

 

 

 

   

 

 

                                                                                 

.

buscadora.jpg
Buscadora feita com lentes de binóculo

.

.